sábado, 28 de abril de 2012

virgem, jovem e inexperiente



Maria estava onde na cabeça dela era o lugar aonde deveria estar. Ela esperava pelo casamento com José. Como todas as jovens da sua época, Maria queria se casar e ser uma esposa dedicada. Ma der repente uma visita mudou toda a sua vida. Agora Maria estava diante de um anjo que deu a ela uma maravilhosa notícia: Ela daria a luz ao Senhor Jesus !

Imagino como estava a mente dela naquele momento. A bíblia diz que ela ficou perturbada com a saudação do anjo. Maria não tinha nada, até então não era uma jovem muito importante na sua época, e talvez nem fosse tão conhecida. Mas Deus a conhecia, Ele conhecia o seu coração e com certeza ela tinha algo chamou a atenção dEle, algo que O fez escolhe-la para uma missão tão importante e digna.

E ela tinha mesmo, Maria confiava em Deus acima de todas as coisas. E no momento em que recebeu a notícia de que seria mãe de Jesus, ela apenas fez uma simples pergunta ao anjo: "Como acontecerá isso se sou virgem?" (Lucas 01.34) Afinal de contas ela era realmente virgem, jovem e inexperiente. Mas Deus precisava de alguém que fosse capaz de enfrentar de tudo para fazer a vontade do Pai.

Vejamos tudo que Maria teve de enfrentar para cumprir com a vontade de Deus:


  1. Enfrentou a família, pois estava grávida antes do casamento;
  2. enfrentou o futuro marido, correndo o risco de perdê-lo;
  3. enfrentou a população, pois ela corria o risco de ser apedrejada por estar grávida antes do casamento;
  4. enfrentou o próprio medo;
  5. enfrentou o desafio de ser mãe antes mesmo de ser esposa(inexperiente);
  6. enfrentou a dor de ver o seu filho nascer num estábulo e ter como berço uma manjedoura, porque não havia lugar para eles numa hospedaria.


Se Maria não confiasse em Deus de fato e de verdade teria desistido antes mesmo de tudo começar, mas ao invés de olhar para toda aquela situação, e para as suas condições ou encher o anjo de perguntas, ela apenas disse: “Sou serva do Senhor; que aconteça conforme a Tua palavra. Em outras palavras: eu não me importo comigo mesma, sou Tua serva e farei tudo o que quiseres! Este espírito de obediência e confiança de Maria me contagiou. Ela não tinha nada como garantia, apenas a palavra de um anjo que disse para ela que veio em no me do Senhor. Mas mesmo assim ela creu !

4 comentários:

  1. Apocalipse 12
    1. Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.
    2. Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz.
    3. Depois apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão vermelho, com sete cabeças e dez chifres, e nas cabeças sete coroas.
    4. Varria com sua cauda uma terça parte das estrelas do céu, e as atirou à terra. Esse Dragão deteve-se diante da Mulher que estava para dar à luz, a fim de que, quando ela desse à luz, lhe devorasse o filho.
    5. Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono.
    Nós sabemos que os filhos da serpente não suportam ouvir falar na (Mulher), pois todos nós sabemos que a serpente tem ódio da Mulher porque ela pisaria em sua cabeça.

    Gênesis 3
    15. Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”

    ResponderExcluir
  2. Cântico dos cânticos 6
    9. uma, porém, é a minha pomba, uma só a minha perfeita; ela é a única de sua mãe, a predileta daquela que a deu à luz. Ao vê-la, as donzelas proclamam-na bem-aventurada, rainhas e concubinas a louvam.
    10. Quem é esta que surge como a aurora, bela como a lua, brilhante como o sol, temível como um exército em ordem de batalha?
    Existem duas observações nesse texto, primeiro que a Mulher bela como a lua e brilhante como o sol era a perfeita escolhida, todos nós sabemos quem foi a escolhida "Virgem Maria"; a segunda particularidade nesse texto se trata da forma com que Deus proclama essa Mulher “Ao vê-la, as donzelas proclamam-na bem-aventurada”; nessa frase Deus está afirmando que a Mulher bela como a lua e brilhante como o sol segundo o livro dos cânticos e revestida do sol com a lua debaixo dos pés segundo o livro do Apocalipse seria proclamada bem aventurada.

    ResponderExcluir
  3. Biblicamente só existe uma Mulher que seria proclamada bem aventurada por todas as gerações:
    Lucas 1
    46. E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor,
    47. meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,
    48. porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.

    Qual o significado de tudo isso?
    A bem aventurada virgem Maria, bela como a lua e brilhante como o sol, no qual serviu como sinal para vinda do salvador é a mesma Mulher do Apocalipse 12 que também serviu como sinal para vinda do salvador, estava revestida do sol e tinha a lua debaixo dos pés.
    Também não podemos deixar de lado que a Mulher revestida do sol tem um significado muito extraordinário, Maria carregou em seu ventre a luz do mundo e o sol nascente.
    "Salve Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo" (Luc. I, 28) "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre" (Luc I, 42)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma senhora analfabeta foi ao médico e, depois de realizar alguns exames, o médico lhe disse:
      - A senhora é cristã, não é? Eu gosto muitos dos cristãos, só tem um problema: eles falam muito de Jesus, mas pouco de Maria.
      (Silêncio)
      - Doutor, posso lhe fazer uma pergunta?
      - Sim.
      - Se quando eu chegasse aqui, sua secretária me dissesse que você não estava, mas sua mãe sim, você acha que eu ia querer ser atendida por ela?
      - Claro que não! Quem se formou em Medicina fui eu, não ela.
      - Pois é, doutor. Quem morreu na cruz por mim foi Ele, não ela.

      Colaboração: Bispo Celso Júnior

      Excluir

Vai sair sem comentar? Me ajude a saber qual é a sua opinião, comente! Obrigadda.